Normal view MARC view ISBD view

Gestão da inovação como um vetor estratégico para a construção de vantagens competitivas / Claudia Navarro Minzon ... [et al.].

Contributor(s): Minzon, Claudia Navarro | Ziviani, Fabricio [orientador].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Salvador : [s.n.], 2018Description: 66 p.Subject(s): Gestão da inovação | Empresa de transporte | Vantagem competitivaOnline resources: Click here to access online Dissertation note: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Negócios) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Salvador, 2018. Abstract: Em um cenário em que as mudanças no mundo acontecem em ritmo cada vez mais acelerado, muito mais do que desenvolver e aplicar novas tecnologias, produtos ou serviços, a inovação abrange a criação de novos modelos de negócios, a construção de novas formas de atender às necessidades dos consumidores, a formatação de novos processos organizacionais e a concepção de meios diferenciados de competir e de cooperar no ambiente empresarial. Reconhecendo a inovação como essencial para a sobrevivência das organizações, este trabalho propôs-se a diagnosticar como este conceito está inserido no contexto estratégico das empresas de transporte do Brasil. Para tanto, foi aplicado o questionário OCAI (Organizational Culture Assessment Instrument), que tem como base um modelo consagrado na área de inovação chamado Competing Values Framework - CVF. O questionário foi aplicado a colaboradores de 36 empresas do setor de transportes pertencentes a diversos modais. A conclusão foi de que as empresas do setor não possuem liderança e tampouco processos que fomentem a gestão focada em inovação, apresentando traços muito fortes de hierarquia e controle, assim como altíssimo foco em competitividade de mercado e uma gestão voltada para liderança em custos. A partir dessas conclusões, foi elaborado um conjunto de propostas de ações e comportamentos, de forma a auxiliar as empresas do setor na adoção de práticas inovadoras e criação de vantagens competitivas. Este trabalho permitiu às empresas uma reflexão profunda sobre a sustentabilidade de suas estratégias competitivas no âmbito de novas formas de gerir e de pensar seus negócios.
Item type Current location Call number Copy number Status Date due Barcode
Monografias Monografias 658 G393g (Browse shelf) ex.1 Available 8896

Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Negócios) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Salvador, 2018.

Inclui bibliografia.

Em um cenário em que as mudanças no mundo acontecem em ritmo cada vez mais acelerado, muito mais do que desenvolver e aplicar novas tecnologias, produtos ou serviços, a inovação abrange a criação de novos modelos de negócios, a construção de novas formas de atender às necessidades dos consumidores, a formatação de novos processos organizacionais e a concepção de meios diferenciados de competir e de cooperar no ambiente empresarial. Reconhecendo a inovação como essencial para a sobrevivência das organizações, este trabalho propôs-se a diagnosticar como este conceito está inserido no contexto estratégico das empresas de transporte do Brasil. Para tanto, foi aplicado o questionário OCAI (Organizational Culture Assessment Instrument), que tem como base um modelo consagrado na área de inovação chamado Competing Values Framework - CVF. O questionário foi aplicado a colaboradores de 36 empresas do setor de transportes pertencentes a diversos modais. A conclusão foi de que as empresas do setor não possuem liderança e tampouco processos que fomentem a gestão focada em inovação, apresentando traços muito fortes de hierarquia e controle, assim como altíssimo foco em competitividade de mercado e uma gestão voltada para liderança em custos. A partir dessas conclusões, foi elaborado um conjunto de propostas de ações e comportamentos, de forma a auxiliar as empresas do setor na adoção de práticas inovadoras e criação de vantagens competitivas. Este trabalho permitiu às empresas uma reflexão profunda sobre a sustentabilidade de suas estratégias competitivas no âmbito de novas formas de gerir e de pensar seus negócios.

MINZON, Claudia Navarro et al. Gestão da inovação como um vetor estratégico para a construção de vantagens competitivas. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Negócios) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Salvador, 2018.

Instituto de Transporte e Logística
Setor de Autarquias Sul Qd. 1 - Bloco J - Entradas 10 e 20 - Ed. Clésio Andrade - 10° andar - 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: 0800 728 2891

Powered by Koha