Normal view MARC view ISBD view

Aviação comercial no Brasil : compreendendo os modelos de negócios atuais e tendências para o setor / Alex Salvador Prates ... [et al.].

Contributor(s): Prates, Alex Salvador | Leão, Marcos Eugênio Vale [orientador].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Belo Horizonte : [s.n.], 2017Description: 134 p.Subject(s): Transporte aéreo -- Brasil | Companhia aérea | Modelo de negócioOnline resources: Click here to access online Dissertation note: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2017. Abstract: A proposta do estudo desenvolvido traz um detalhamento da situação atual do setor de aviação comercial brasileira, analisando aspectos econômicos e mercadológicos, além de compreender os diferentes modelos de negócios e suas possíveis estratégias de posicionamento futuras pelas companhias aéreas nacionais. Sabendo da relevância deste modal para o Brasil e sua fragilidade sob aspectos ou variáveis não controláveis (como o dólar, o barril do petróleo, o clima, a regulação etc.), pretende-se, por meio deste estudo, o entendimento das alavancas que possam fortalecer o setor e que sirvam de referência para empresas e profissionais do segmento. Com fundamentação teórica, pesquisas e estudos de caso de outras empresas aéreas de mercados internacionais buscou-se entender as características que influenciam no sucesso de determinada estratégia. Aprofundou-se o entendimento do posicionamento das empresas aéreas que operam atualmente no Brasil, entendendo suas dificuldades e fortalezas. O resultado do estudo é a proposta de um modelo de negócio para o segmento aéreo que seja mais aderente à realidade brasileira, levando em consideração particularidades locais, tais como economia, preferências do consumidor, regulação local e concorrência. Como resultado, sugere-se um posicionamento híbrido das companhias aéreas que pretendem atuar no mercado doméstico brasileiro, unindo uma proposta de eficiência em custos e percepção de valor.
Item type Current location Call number Copy number Status Date due Barcode
Monografias Monografias 656.73(81) A957 (Browse shelf) ex.1 Available 8967

Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2017.

Inclui bibliografia.

A proposta do estudo desenvolvido traz um detalhamento da situação atual do setor de aviação comercial brasileira, analisando aspectos econômicos e mercadológicos, além de compreender os diferentes modelos de negócios e suas possíveis estratégias de posicionamento futuras pelas companhias aéreas nacionais. Sabendo da relevância deste modal para o Brasil e sua fragilidade sob aspectos ou variáveis não controláveis (como o dólar, o barril do petróleo, o clima, a regulação etc.), pretende-se, por meio deste estudo, o entendimento das alavancas que possam fortalecer o setor e que sirvam de referência para empresas e profissionais do segmento. Com fundamentação teórica, pesquisas e estudos de caso de outras empresas aéreas de mercados internacionais buscou-se entender as características que influenciam no sucesso de determinada estratégia. Aprofundou-se o entendimento do posicionamento das empresas aéreas que operam atualmente no Brasil, entendendo suas dificuldades e fortalezas. O resultado do estudo é a proposta de um modelo de negócio para o segmento aéreo que seja mais aderente à realidade brasileira, levando em consideração particularidades locais, tais como economia, preferências do consumidor, regulação local e concorrência. Como resultado, sugere-se um posicionamento híbrido das companhias aéreas que pretendem atuar no mercado doméstico brasileiro, unindo uma proposta de eficiência em custos e percepção de valor.

RATES, Alex Salvador et al. Aviação comercial no Brasil: compreendendo os modelos de negócios atuais e tendências para o setor. 2017. 134 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2017.

Instituto de Transporte e Logística
Setor de Autarquias Sul Qd. 1 - Bloco J - Entradas 10 e 20 - Ed. Clésio Andrade - 10° andar - 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: 0800 728 2891

Powered by Koha