Normal view MARC view ISBD view

Logística e inovação como estratégias para sustentabilidade e reposicionamento competitivo : o caso Coopercarga / Alessandra Cassia Degasperi ... [et al.].

Contributor(s): Degasperi, Alessandra Cassia | Vidigal, Frederico [orientador].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: São Paulo : [s.n.], 2019Description: 81 p.Subject(s): Transporte de carga | Inovação | Gestão da inovaçãoOnline resources: Click here to access online Dissertation note: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2019. Abstract: O setor de Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) está cada vez mais competitivo, globalizado e dinâmico. A tecnologia tem sido responsável por acelerar esse processo fazendo com que inovação e reposicionamento competitivo tenham um papel cada vez mais estratégico e necessário para a sobrevivência das organizações. A tecnologia requer investimentos financeiros e o setor de transportes trabalha com margens extremamente apertadas. Neste projeto foi explorado o caso da empresa Coopercarga uma cooperativa do TRC e uma proposição de estratégias e iniciativas com vistas a abarcar seus desafios de inovação e reposicionamento em novos cenários de demanda. Metodologicamente, o estudo contemplou a utilização um método qualitativo que abrangeu a coleta de dados junto a representantes de empresas do setor, bem como a pesquisa documental por meio de consultas em acervos e sites dessas organizações. Foi aplicado um roteiro de entrevistas semiestruturado aos gestores da empresa estudada e realizado um benchmarking com empresas competidoras. A análise dos resultados destacou alguns problemas que comprimem as margens de lucro e geram riscos para a sobrevivência das empresas de TRC como: infraestrutura e segurança no Brasil, o comportamento predatório da concorrência e concorrência de empresas globais, ficou evidenciada a necessidade de inovar e gerar maior valor agregado aos clientes; destacou-se a busca constante pela otimização de processos com foco na redução de custos. Ademais, os resultados revelaram a necessidade urgente de mudar a cultura nas empresas do segmento, investir em conhecimento e treinamento para uma maior especialização da mão de obra, com vistas a dominar as novas tecnologias que afetam o setor.

Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2019.

Inclui bibliografia.

O setor de Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) está cada vez mais competitivo, globalizado e dinâmico. A tecnologia tem sido responsável por acelerar esse processo fazendo com que inovação e reposicionamento competitivo tenham um papel cada vez mais estratégico e necessário para a sobrevivência das organizações. A tecnologia requer investimentos financeiros e o setor de transportes trabalha com margens extremamente apertadas. Neste projeto foi explorado o caso da empresa Coopercarga uma cooperativa do TRC e uma proposição de estratégias e iniciativas com vistas a abarcar seus desafios de inovação e reposicionamento em novos cenários de demanda. Metodologicamente, o estudo contemplou a utilização um método qualitativo que abrangeu a coleta de dados junto a representantes de empresas do setor, bem como a pesquisa documental por meio de consultas em acervos e sites dessas organizações. Foi aplicado um roteiro de entrevistas semiestruturado aos gestores da empresa estudada e realizado um benchmarking com empresas competidoras. A análise dos resultados destacou alguns problemas que comprimem as margens de lucro e geram riscos para a sobrevivência das empresas de TRC como: infraestrutura e segurança no Brasil, o comportamento predatório da concorrência e concorrência de empresas globais, ficou evidenciada a necessidade de inovar e gerar maior valor agregado aos clientes; destacou-se a busca constante pela otimização de processos com foco na redução de custos. Ademais, os resultados revelaram a necessidade urgente de mudar a cultura nas empresas do segmento, investir em conhecimento e treinamento para uma maior especialização da mão de obra, com vistas a dominar as novas tecnologias que afetam o setor.

DEGASPERI, Alessandra Cassia et al. Logística e inovação como estratégias para sustentabilidade e reposicionamento competitivo: o caso Coopercarga. 2019.76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2019.

Instituto de Transporte e Logística
Setor de Autarquias Sul Qd. 1 - Bloco J - Entradas 10 e 20 - Ed. Clésio Andrade - 10° andar - 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: 0800 728 2891

Powered by Koha