Normal view MARC view ISBD view

O porto do Rio de Janeiro na estratégia do desenvolvimento da reação capitalista no Brasil : economia e política de transporte no primeiro governo Vargas (1930-1945) / Lérida Maria Lago Povoleri.

By: Povoleri, Lérida Maria Lago.
Contributor(s): Silva, Francisco Carlos Teixeira da [orientador].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Rio de Janeiro : [s.n.], 2001Description: 433 f.Subject(s): Capitalismo -- Brasil | Transporte | Desenvolvimento econômico | Portos -- Rio de Janeiro
Partial contents:
A teoria do valor dos transportes -- Aproximações de uma teoria sobre o estado capitalista - o econômico e o político nas relações internas e internacionais.
Dissertation note: Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, São Paulo, 2001. Abstract: O objetivo desta tese é a de determinar a dimensão social da espacialidade social do capitalismo brasileiro, tentando procurar a gênese da determinação do território, e sua apropriação, as explicações que confirmam a importância deste espaço como base objetiva sobre a qual foi construído o sistema de transporte e comunicação compatíveis com as necessidades de produção e reprodução do capital internamente, comportando, reproduzindo e alterando seus antagonismos sociais e conflitos pelo processo de como foi realizada a apropriação do espaço. O sistema de transporte e comunicações de uma dada sociedade contem toda esta essencialidade de suas relações sociais bem como, a sua evolução histórica parece ser capaz de ajudar na determinação da especialidade do desenvolvimento socioeconômico e cultural desta mesma sociedade. Ao delimitar-se a história econômica e administrativa do porto do Rio de Janeiro, no período de 1930 a 1945, tenta-se trazer à compreensão alguns fatos que possam ser indícios da forma específica de nosso processo de desenvolvimento capitalista recente - principalmente pelo movimento de mercadorias neste porto e as diferentes formas de sua administração. Também foi propósito da autora acompanhar a história deste porto no período e o papel significativo do estado no sistema de transporte portuário.
Item type Current location Call number Copy number Status Date due Barcode
Teses/Dissertações Teses/Dissertações 656.615:338.1(815.3) P879 (Browse shelf) ex.1 Available 9106

Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, São Paulo, 2001.

Inclui bibliografia.

A teoria do valor dos transportes -- Aproximações de uma teoria sobre o estado capitalista - o econômico e o político nas relações internas e internacionais.

O objetivo desta tese é a de determinar a dimensão social da espacialidade social do capitalismo brasileiro, tentando procurar a gênese da determinação do território, e sua apropriação, as explicações que confirmam a importância deste espaço como base objetiva sobre a qual foi construído o sistema de transporte e comunicação compatíveis com as necessidades de produção e reprodução do capital internamente, comportando, reproduzindo e alterando seus antagonismos sociais e conflitos pelo processo de como foi realizada a apropriação do espaço. O sistema de transporte e comunicações de uma dada sociedade contem toda esta essencialidade de suas relações sociais bem como, a sua evolução histórica parece ser capaz de ajudar na determinação da especialidade do desenvolvimento socioeconômico e cultural desta mesma sociedade. Ao delimitar-se a história econômica e administrativa do porto do Rio de Janeiro, no período de 1930 a 1945, tenta-se trazer à compreensão alguns fatos que possam ser indícios da forma específica de nosso processo de desenvolvimento capitalista recente - principalmente pelo movimento de mercadorias neste porto e as diferentes formas de sua administração. Também foi propósito da autora acompanhar a história deste porto no período e o papel significativo do estado no sistema de transporte portuário.

POVOLERI, Lérida Maria Lago. O porto do Rio de Janeiro na estratégia do desenvolvimento da reação capitalista no Brasil: economia e política de transporte no primeiro governo Vargas (1930-1945). 2001. 433 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, São Paulo, 2001.

Instituto de Transporte e Logística
Setor de Autarquias Sul Qd. 1 - Bloco J - Entradas 10 e 20 - Ed. Clésio Andrade - 10° andar - 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: 0800 728 2891

Powered by Koha