Normal view MARC view ISBD view

Gestão de manutenção de frota de veículos : uma proposta de otimização através de monitoramento individualizado e contínuo / Alexander Fernandes Marques ... [et al.].

Contributor(s): Marques, Alexander Fernandes | Lauria, Luciano Carlos [orientador].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Curitiba : [s.n.], 2017Description: 46 f.Subject(s): Gestão estratégica | Metodologia de gestão | Manutenção de veículoOnline resources: Click here to access online Dissertation note: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Curitiba, 2017. Abstract: Muitos são os projetos que se dedicam à gestão de negócios, processos e procedimentos; entretanto, o que veremos mais especificamente, é uma metodologia de gestão compartilhada de uma oficina mecânica voltada à manutenção em uma frota de ônibus urbano com o foco direcionado à responsabilização de cada mecânico a um número específico de veículos sob seu controle. Com esta metodologia pretende-se facilitar a identificação do responsável pelo serviço realizado em cada veículo da frota incentivando o mecânico a atuar de maneira mais individualizada, uma vez que cada grupo de veículos tem um único profissional responsável pelos serviços mecânicos nele realizado, incentivando o colaborador a atuar de forma mais eficiente possibilitando que o profissional possa demonstrar seu desempenho individual mesmo em uma empresa de grande porte e complexa. Neste trabalho a ideia é otimizar e maximizar a mão-de-obra aplicada nos veículos, tendo como consequência uma manutenção de melhor qualidade sem a necessidade de supervisões e inspeções sistemáticas. Como subproduto deste procedimento busca-se o incentivo ao aprendizado em grupo de forma participativa, através de reuniões mensais para atualizações e troca de experiências com o intuito de otimizar o aprendizado entre os colaboradores, onde o erro de um pode servir de exemplo para os demais não cometerem as mesmas falhas, melhorando o processo de conhecimento. Outra consequência dessa metodologia, é uma manutenção mais otimizada, trazendo menor custo com melhor resultado em um espaço de tempo reduzido, com o colaborador trabalhando de forma mais individualizada. Também objetiva-se agilizar a análise de peças aplicadas sobre qualidade e durabilidade onde o interesse individual acaba trazendo um benefício ao grupo ao compartilhar estas informações. O objetivo final é a possibilidade de avaliações comparativas por colaborador e grupo de veículos da mesma categoria, possibilitando elaboração de gráficos para análise de desempenho não só de serviços, mas também de retrabalhos, custos, qualidades de peças aplicadas e eficiência de cada mecânico incentivando uma competição interna saudável à empresa, buscando não o demérito do menos eficiente, mas sim a valorização do mais eficiente.
Item type Current location Call number Copy number Status Date due Barcode
Monografias Monografias 656.07 G393 (Browse shelf) ex.1 Available 8886

Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Curitiba, 2017.

Inclui bibliografia.

Muitos são os projetos que se dedicam à gestão de negócios, processos e procedimentos; entretanto, o que veremos mais especificamente, é uma metodologia de gestão compartilhada de uma oficina mecânica voltada à manutenção em uma frota de ônibus urbano com o foco direcionado à responsabilização de cada mecânico a um número específico de veículos sob seu controle. Com esta metodologia pretende-se facilitar a identificação do responsável pelo serviço realizado em cada veículo da frota incentivando o mecânico a atuar de maneira mais individualizada, uma vez que cada grupo de veículos tem um único profissional responsável pelos serviços mecânicos nele realizado, incentivando o colaborador a atuar de forma mais eficiente possibilitando que o profissional possa demonstrar seu desempenho individual mesmo em uma empresa de grande porte e complexa. Neste trabalho a ideia é otimizar e maximizar a mão-de-obra aplicada nos veículos, tendo como consequência uma manutenção de melhor qualidade sem a necessidade de supervisões e inspeções sistemáticas. Como subproduto deste procedimento busca-se o incentivo ao aprendizado em grupo de forma participativa, através de reuniões mensais para atualizações e troca de experiências com o intuito de otimizar o aprendizado entre os colaboradores, onde o erro de um pode servir de exemplo para os demais não cometerem as mesmas falhas, melhorando o processo de conhecimento. Outra consequência dessa metodologia, é uma manutenção mais otimizada, trazendo menor custo com melhor resultado em um espaço de tempo reduzido, com o colaborador trabalhando de forma mais individualizada. Também objetiva-se agilizar a análise de peças aplicadas sobre qualidade e durabilidade onde o interesse individual acaba trazendo um benefício ao grupo ao compartilhar estas informações. O objetivo final é a possibilidade de avaliações comparativas por colaborador e grupo de veículos da mesma categoria, possibilitando elaboração de gráficos para análise de desempenho não só de serviços, mas também de retrabalhos, custos, qualidades de peças aplicadas e eficiência de cada mecânico incentivando uma competição interna saudável à empresa, buscando não o demérito do menos eficiente, mas sim a valorização do mais eficiente.

MARQUES, Alexandre Fernandes et al. Gestão de manutenção de frota de veículos: uma proposta de otimização através de monitoramento individualizado e contínuo. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Curitiba, 2017.

Folheto tratado como livro.

Instituto de Transporte e Logística
Setor de Autarquias Sul Qd. 1 - Bloco J - Entradas 10 e 20 - Ed. Clésio Andrade - 10° andar - 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: 0800 728 2891

Powered by Koha