Normal view MARC view ISBD view

Empresa aérea Latam : estudo direcionado à otimização de deslocamento de tripulantes da Latam no período de pernoite / Analu Batista Torquato Araujo ... [et al.].

Contributor(s): Araujo, Analu Batista Torquato | Sousa, Paulo Renato de [orientador].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Belo Horizonte : [s.n.], 2019Description: 67 p.Subject(s): Transporte aéreo | Companhia aérea | Serviços ao clienteOnline resources: Click here to access online Dissertation note: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2019. Abstract: Este trabalho apresenta uma proposta de transporte terrestre para os tripulantes da empresa LATAM nos deslocamentos entre aeroporto x hotel e hotel x aeroporto durante as viagens a trabalho, tendo como benefícios: maior agilidade, confiabilidade, conforto e redução de custos. A exemplo do que já ocorre em muitas empresas de diversos ramos de atividade, a migração do modelo de utilização de veículos exclusivos para veículos compartilhados solicitados através de aplicativos de celular é uma tendência que agrega valores positivos. Este projeto propõe que a LATAM deixe de utilizar o fretamento de vans para utilizar veículos de aplicativos de transporte terrestre. As vans são pagas por viagem (transfer); e o tipo de veículo (van), o regime de contratação (fretamento) e os horários dos voos impossibilitam a utilização dessas vans por outros clientes, fazendo com que elas sejam utilizadas com exclusividade pela LATAM e com custo elevado. Por sua vez, a utilização de veículos de aplicativos de transporte terrestre, também pagos por viagem, permite o uso compartilhado com os demais usuários do aplicativo ao longo do dia. Como o número de tripulantes por aeronave é superior à capacidade de passageiros dos veículos leves, seria necessário substituir uma van por dois veículos leves para cada transfer. Nesse cenário de utilização de aplicativos de transporte terrestre, em que a oferta dos veículos compartilhados é muito maior do que a de vans, em que os custos fixos dos veículos são rateados por um número maior de deslocamentos ao longo do dia, e considerando que o tempo de deslocamento da tripulação implica a contagem de horas à disposição e no intervalo interjornada, pretende-se alcançar os benefícios desejados.
Item type Current location Call number Copy number Status Date due Barcode
Monografias Monografias 656.73 E55e (Browse shelf) ex.1 Available 9069

Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2019.

Inclui bibliografia.

Este trabalho apresenta uma proposta de transporte terrestre para os tripulantes da empresa LATAM nos deslocamentos entre aeroporto x hotel e hotel x aeroporto durante as viagens a trabalho, tendo como benefícios: maior agilidade, confiabilidade, conforto e redução de custos. A exemplo do que já ocorre em muitas empresas de diversos ramos de atividade, a migração do modelo de utilização de veículos exclusivos para veículos compartilhados solicitados através de aplicativos de celular é uma tendência que agrega valores positivos. Este projeto propõe que a LATAM deixe de utilizar o fretamento de vans para utilizar veículos de aplicativos de transporte terrestre. As vans são pagas por viagem (transfer); e o tipo de veículo (van), o regime de contratação (fretamento) e os horários dos voos impossibilitam a utilização dessas vans por outros clientes, fazendo com que elas sejam utilizadas com exclusividade pela LATAM e com custo elevado. Por sua vez, a utilização de veículos de aplicativos de transporte terrestre, também pagos por viagem, permite o uso compartilhado com os demais usuários do aplicativo ao longo do dia. Como o número de tripulantes por aeronave é superior à capacidade de passageiros dos veículos leves, seria necessário substituir uma van por dois veículos leves para cada transfer. Nesse cenário de utilização de aplicativos de transporte terrestre, em que a oferta dos veículos compartilhados é muito maior do que a de vans, em que os custos fixos dos veículos são rateados por um número maior de deslocamentos ao longo do dia, e considerando que o tempo de deslocamento da tripulação implica a contagem de horas à disposição e no intervalo interjornada, pretende-se alcançar os benefícios desejados.

ARAUJO, Analu Batista Torquato et al. Empresa aérea Latam: estudo direcionado à otimização de deslocamento de tripulantes da Latam no período de pernoite. 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2019.

Instituto de Transporte e Logística
Setor de Autarquias Sul Qd. 1 - Bloco J - Entradas 10 e 20 - Ed. Clésio Andrade - 10° andar - 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: 0800 728 2891

Powered by Koha